Páginas


" Ela vai estar sempre em lugares surpreendentes"....

quinta-feira, 31 de março de 2011

Patchwork

                                  Surgimento do PATCHWORK


                 Emendar tecidos é uma atividade muito antiga. Quando os primeiros homens uniram pedaços de pele de animais para se agasalharem, já era patchwork, que surgiu há muitos e muitos anos, sendo difícil fixar uma data precisa.
                 As evidências de sua existência retrocedem a vários séculos antes dos romanos. Egípcios e chineses faziam agasalhos para o inverno provavelmente antes do ano 1000 a.C.
                  Apesar de suas raízes virem de tempos tão longínquos, o patchwork como conhecemos hoje em dia é tido como artesanato americano, pois sua tradição é muito forte e preservada na América do Norte.
                 Quando colonizadores chegaram ao Novo Mundo, início de século XVIII, trouxeram com eles sua herança cultural da Europa. Mesmo sem saber se eles levaram quilts prontos, é provável que tenham levado a arte de quiltar. Na América colonial, as famílias pioneiras estabeleceram-se em regiões remotas onde tudo era difícil. As mulheres costuravam as roupas para a família. O tecido era muito caro, e isso fazia com que elas mesmas tecessem o próprio tecido. O algodão era importado. Não podia-se jogar fora nenhum pedaço. Nesta época (entre 1860 e 1890), os pioneiros americanos desenvolveram a arte de unir retalhos, tecidos criando desenhos. A Revolução Industrial trouxe tecidos com preços mais acessíveis, e como nesta época as casas eram mais aquecidas, diminuiu a necessidade de quilts pesados. Entre 1920 e 1930, o patchwork popularizou-se bastante. Pela primeira vez, jornais de circulação nacional trouxeram instruções sobre sua execução e os primeiros livros foram publicados.
                Durante a depressão americana nos anos 30, o patchwork tornou-se novamente uma necessidade. A mulheres o faziam não só para a própria família, como também para aumentar o orçamento doméstico. Eram comuns as reuniões de mulheres para o desenvolvimento de suas peças e criação de novos desenhos, que são conhecidos e usados até hoje.
                Altualmenmte o quilt atingiu nível de arte, além de utilitário.Hoje temos uma enorme gama de tecidos, material, livros e revistas. Hoje o patchwork agrega de maneira peculiar, o artesanato e a criatividade.




BOLSAS

 












JOGO AMERICANO
















ALMOFADAS E TRAVESSEIROS























Um comentário:

Dani Pivatelli disse...

Esses jogos americanos são tudo!!!!
MT boa a ideia da toalha americana c/ porta-talher!!!

As almofadas são mt fofas

//versosetc.blogspot.com